A Osso Filmes é um núcleo de concepção e produção de projetos de cinema e arte. Com foco na produção de filmes autorais, tem desdobrado suas ações também em atividades de formação e exibição, como cursos e mostras. Nos filmes, os conceitos de documentário e ficção, animação e experimental, entretenimento e cinema de autor se misturam e confundem, buscando sempre uma linguagem particular para cada narrativa proposta.

O histórico dos  membros da produtora e a natureza dos projetos em andamento refletem esta busca. James Zortéa foi um dos fundadores do Atelier Subterrânea e integra o corpo docente do curso de Realização Audiovisual da Unisinos desde 2011. Seus filmes se caracterizam pela investigação formal e pela autoralidade. Rodrigo John foi professor de animação no mesmo curso por 10 anos. Foi roteirista dos filmes Wood Stock, Sexo, Orégano e Rock & Roll, Até que a Sbórnia nos Separe e Filme Pirata, da Otto Desenhos Animados e escreveu e dirigiu três curtas de animação. Adriana Hiller foi produtora de seus curtas, além de ter participado da produção de longas e séries de animação em São Paulo, quando fez sua Pós-graduação em Produção Executiva

Os curtas-metragens da Osso participaram de mais de 100 festivais e ganharam prêmios no Festival de GramadoFestival de BrasíliaFestival de Havana. Atualmente estamos na fase de finalização do curta Sopro, que tem o fomento do edital de curtas do MINC. Além disso, o desenvolvimento do projeto de longa-metragem Ceci Bon foi contemplado no PRODAV 5 do FSA. Nosso outro projeto de longa em animação, a adaptação do clássico Memórias póstumas de Brás Cubas, encontra-se em fase de captação, tendo ido para a etapa final de pitching no edital do BNDES e no PRODECINE 1 do FSA em 2014, 2015 e 2016. Mirante, documentário que Rodrigo John registra desde a janela de seu apartamento há dez anos, foi selecionado para o laboratório de desenvolvimento de projetos Plataforma Lab e contemplado no edital RS Polo Audiovisual da SEDAC em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual, no programa Brasil de Todas as Telas. Nosso projeto mais recente, Quadro a Quadro – Orientação de Filmes Animados, Da Captação à Distribuição, foi contemplado no edital #juntospelacultura do FAC RS, e realizado no segundo semestre de 2016. Em 2016, ainda fizemos o Momento Psicodélico para a série Angeli The Killer, da Coala Filmes. Neste ano também criamos as animações do longa documental Yoñlu, da Container Filmes e Prana Filmes.

foto_equipe_osso

Rodrigo John | James Zortéa | Adriana Hiller